Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher (8 de Março), a Secretaria da Educação do Estado promove, a partir desta quarta-feira (7) até sexta (9), uma série de atividades, como palestras, debates e outras ações. Temas como violência contra a mulher, empoderamento feminino, amor próprio (autocuidado), resgate da autoestima e superação estão sendo abordados em eventos que estão sendo realizados no auditório e no foyer do espaço. No primeiro dia, destaque para o bate-papo com a designer de moda e empresária Madá Negrif sobre “Empreendedorismo com ancestralidade”.
Madá Negrif, dona da grife Negrif, com loja em Salvador, falou sobre empoderamento feminino a partir da sua trajetória de mulher negra, filha de costureira, que se tornou uma empreendedora, ganhou destaque no mercado da moda étnica. “Para eu estar aqui hoje contando a minha história e incentivando outras mulheres tenho que começar pela minha ancestralidade, com a minha avó Maria Firmina, que pariu Dona Esterlita, que é a minha mãe. Diferente de mim, ela não teve acesso à graduação e pós-graduação; aos 60 anos se alfabetizou pelo antigo Mobral. Cresci entre retalhos, sempre curiosa, até me tornar uma mulher empoderada. Não foi fácil, mas consegui com as roupas que desenho e crio mostrar a nossa proposta de vestir-se com identidade”.
Atenta à palestra, Rosinalva Souza, funcionária de serviços gerais, relata que costuma aproveitar as oportunidades de adquirir novos conhecimentos e conhecer histórias de vida vitoriosas. “A trajetória de Madá é um exemplo bonito, que mostra que os estudos são o caminho para conquistarmos um espaço na sociedade. Ela veio de uma família humilde e venceu graças aos seus esforços de fazer faculdade e, depois, pós-graduação. A mulher hoje tem mais chance de se empoderar e ela é uma grande incentivadora para todas nós, mulheres.”