Secretaria da Educação inscreve projetos escolares para o Simpósio de Práticas Pedagógicas

 

Estão abertas, até 20 de junho, as inscrições de experiências desenvolvidas nas unidades da rede estadual, participantes do Programa Ensino Médio Inovador (PROEMI), para apresentação no Simpósio de Práticas Pedagógicas, que acontecerá nos dias 26 e 27 de setembro, em Salvador. Realizada pela Secretaria da Educação do Estado, a iniciativa tem o objetivo de estimular práticas pedagógicas inovadoras e eficazes que resultem na melhoria da qualidade do ensino e das aprendizagens no Ensino Médio, no universo das unidades escolares que desenvolvem o PROEMI na Bahia. As inscrições são feitas através do Portal da Educação.
A seleção dos projetos será realizada em duas etapas. Na primeira, a unidade escolar deverá apresentar uma prática pedagógica em um dos campos curriculares: Acompanhamento Pedagógico; Iniciação Cientifica e Pesquisa; Mundo do Trabalho; Língua Adicionais/Estrangeiras; Cultura Corporal; Produção e Fruição das Artes; Comunicação, Cultura Digital e Uso de Mídias; e Protagonismo Juvenil. Destes, serão selecionados 24 trabalhos classificados que ganharão certificados.
Na segunda etapa serão selecionados oito trabalhos finalistas para apresentações durante o Simpósio de Práticas Pedagógicas. Na apresentação, a unidade escolar deverá ser representada pelo professor responsável, aluno monitor e por um membro da equipe gestora. Nesta fase, ainda, cada unidade finalista receberá um troféu. A divulgação dos 24 trabalhos classificados e dos oito finalistas será realizada no dia 20 de julho, no Portal da Educação
PROEMI – Atualmente o PRoEMI atende 387 unidades escolares em todos os territórios da Bahia. Em 2017, foram beneficiados cerca de 192.000 estudantes, que tiveram, a partir de redesenhos curriculares, a introdução de inovações pedagógicas que valorizaram principalmente o protagonismo juvenil.
http://escolas.educacao.ba.gov.br/node/28901

Segunda edição da Campus Party na Bahia é lançada oficialmente

Entre os próximos dias 17 e ‪20, na capital baiana, empreendedores, cientistas e apaixonados por jogos e inovações poderão trocar experiências tecnológicas nos campos da educação, economia, trabalho e cultura digital. A segunda edição baiana da Campus Party, maior evento de tecnologia do mundo, foi lançada oficialmente pelo governador Rui Costa nesta terça-feira (8), no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, participou do lançamento.
A expectativa é que cerca de 90 mil pessoas participem de atividades na área aberta do evento e 5 mil barracas abriguem “campuseiros” de todas as regiões do Brasil. 
A Arena Fonte Nova será o palco do grande festival de tecnologia, que acontece no Brasil desde 2008. “A Campus Party é mais do que o encontro de pessoas da área de tecnologia. É um encontro de pessoas em busca de caminhos alternativos para se inserir neste mundo produtivo a partir da criação. Que a Campus Party abra a cabeça dos nossos jovens e permita que eles se apaixonem por esse mundo. Que consigamos criar uma geração empreendedora e inovadora, mantendo nossos talentos aqui na Bahia”, afirmou Rui.
http://institucional.educacao.ba.gov.br/node/28896

Rui e Pinheiro lançam o XIX Encontro Internacional Virtual Educa Bahia 2018

A imagem pode conter: 5 pessoas, multidão e área interna

 

 
O governador Rui Costa participou do lançamento oficial do XIX Encontro Internacional Virtual Educa, na tarde desta segunda-feira (7), no Salão de Atos do prédio da Governadoria, juntamente com o Secretário da Educação, Walter Pinheiro e secretário geral do Virtual Educa, José Maria Anton. Esta é a primeira vez que o encontro é realizado na Bahia.

O Virtual Educa será realizado entre os dias 4 e 8 de junho no novo Centro de Formação e Eventos da Secretaria da Educação do Estado, que foi implantado no antigo Instituto Central de Educação Isaías Alves (Iceia), em Salvador. “Esta é uma oportunidade de trocar experiências com países da América Latina, Central e da África sobre como evoluir rapidamente mesmo convivendo com a realidade de regiões subdesenvolvidas. Será um momento para conhecermos outras realidades. A partir daí, teremos a possibilidade de conhecer experiências inovadoras e promover ações que transformem a nossa realidade também”, afirmou o governador Rui Costa.

Rui ainda ressaltou que a educação deve ser vista como elemento de transformação na vida das pessoas. “Só desta forma as pessoas irão se motivar para a educação plena. Nós temos motivado e utilizado diversas abordagens como a tecnologia, a arte para que o jovem entenda e compreenda a necessidade da educação na vida dele. O nordeste e a Bahia estão superando décadas de atraso na educação e, para isso, estamos trabalhando na base do ensino para que possamos dar grandes saltos nesta área”.

Durante o lançamento, estudantes da rede estadual de ensino tiveram a oportunidade de apresentar experiências tecnológicas que foram implantadas em suas unidades de ensino. As ações apresentadas foram o projeto e-Nova Educação, fruto de parceria com o google; o Inova Escola, em parceria com a Fundação Telefônica Vivo; e o livro digital ´Bahia, Brasil: identidade, trabalho e inovação’, do Projeto Ciência na Escola.
http://institucional.educacao.ba.gov.br/node/28874

Dia D da Escuta Inspiracional

Aconteceu ontem nos Colégios Estaduais circunscritos ao NTE 16, o dia D da escuta inspiracional: Colégio estadual Ernesto Carneiro Ribeiro , município de Saúde, Colégio Estadual Arnaldo de Oliveira , no município de Caém, Colégio Estadual Sóror Joana Angélica , município de Mirangaba e o CEEP Professora Felicidade de Jesus Magalhães, Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro e CENEB do município de Jacobiana.

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sentadas, tela e área internaA imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e área internaA imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e área interna A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas e telaA imagem pode conter: 1 pessoa, sentado, tela e área internaA imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas, tela, escritório, mesa e área interna

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas, tela e área internaA imagem pode conter: 1 pessoa, sentado, tela e área internaA imagem pode conter: 1 pessoa, sentado, escritório, tela e área interna

A imagem pode conter: 1 pessoa, mesa, criança e área internaA imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas, criança e área interna A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

Estudantes participam das Conferências Territoriais Infantojuvenis pelo Meio Ambiente na capital e no interior

A Secretaria da Educação do Estado promove, a partir desta quinta-feira (25) até 30 de abril, as Conferências Territoriais Infantojuvenis pelo Meio Ambiente. Esta é mais uma etapa preparatória para a III Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente – As escolas da Bahia cuidando das águas, que acontecerá de 7 a 9 de maio, em Salvador. Nesta quarta-feira (25), as Conferências Territoriais serão realizadas envolvendo escolas dos núcleos de Bom Jesus da Lapa (NTE 2), Valença (NTE 06) e Vitória da Conquista (NTE 20). Na quinta-feira (26), as territoriais estão programadas para Itabuna (NTE 05), Itapetinga (NTE 08), Itaberaba (NTE 14), Ribeira do Pombal (NTE 17), Paulo Afonso (NTE 24) e Salvador (NTE 26).

Nas Conferências Territoriais, as escolas irão apresentar os trabalhos desenvolvidos em sala de aula durante a etapa escolar e escolhidos nas seleções municipais. A Escola Estadual Fernando Guedes Andrade, no município de Gandu (a 295Km de Salvador), é uma das unidades da rede estadual que participará da seletiva do núcleo de Valença (NTE 06), que acontecerá no Colégio Estadual Gentio Paraíso. A comunidade escolar está bastante envolvida, conforme explicou a diretora Jailma Pires. “Fizemos uma comitiva com 15 pessoas, entre professores e estudantes, para participar da seletiva. Vamos levar todos os delegados que participaram das discussões na etapa escolar, além dos delegados eleitos, que estão muito bem preparados”, comenta.

O Centro Integrado de Educação (CIE) Navarro de Brito é uma das unidades que participará da etapa territorial, na quinta-feira, no NTE de Vitória da Conquista (NTE 20), município localizado a 509 km de Salvador. “Os meninos ficaram muito felizes quando souberam que o projeto deles tinha sido classificado e já estão ansiosos e animados para apresentarem na seletiva territorial”, conta a diretora Naiara Oliveira.

O projeto dos estudantes do Colégio Estadual Rafael Spínola, também em Vitória da Conquista, está entre os classificados para a seletiva territorial. “Na etapa municipal, os estudantes vibraram muito quando ouviram o nome do colégio como um dos selecionados para a territorial. Participar desta etapa é muito importante para eles, porque se sentem mais estimulados e podem ver que têm potencial para ir além da escola”, comenta o diretor Daniel Andrade.

O coordenador de Educação Ambiental e Saúde do Estado, Fábio Barbosa, explica a importância desta etapa. “Iremos aprofundar o debate das questões socioambientais dos territórios e, em especial, as relacionadas à água. Também serão eleitos os delegados e delegadas que representarão os territórios na etapa estadual, em conformidade com o regulamento estadual e teremos a escolha dos projetos prioritários nos territórios”, afirma.

Segundo Fábio, durante este processo acontece uma articulação entre o NTE e as diretorias da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME/BA), para a formação de uma Comissão Organizadora Territorial (COTE) que avaliará os projetos.

Programação das Conferências Territoriais

NTE 01 – Irecê –  27/04/2018.

NTE 02 – Bom Jesus da Lapa –  25/04/2018.

NTE 03 – Seabra –  30/04/2018.

NTE 05 – Itabuna – 26/04

NTE 06 – Valença – 25/04

NTE 08 – Itapetinga – 26/04/2018.

NTE 09 – Amargosa –  02/05/2018.

NTE 11 – Barreiras –  27/04/2018.

NTE 12 – Macaúbas – 27/04/2018

NTE 13 – Caetité –  27/04/18.

NTE 14 – Itaberaba –  26/04/2018.

NTE 16 – Jacobina –  27/04/2018.

NTE 17 – Ribeira do Pombal –  26/04.

NTE 18 – Alagoinhas –  02/05/2018

NTE 20 – Vitória da Conquista –  25/04

NTE 21 – Santo Antônio de Jesus – 27/04/2018.

NTE 24 – Paulo Afonso – 26/04.

NTE 25 – Senhor do Bonfim – 27/04/2018.

NTE 26 –Salvador – 26/04/2018.

 

 

Pinheiro dialoga com Ministério da Ciência buscando novos projetos para a Bahia

 

A inovação e a tecnologia estão contribuindo para fortalecer o eixo pedagógico nas escolas estaduais. Tem sido assim, por exemplo, por meio do projeto e-Nova Educação, implantado pela Secretaria da Educação do Estado em parceria com o Google. Agora, o secretário da Educação, Walter Pinheiro, dialoga com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), buscando parceria para novos projetos para a Bahia.
Para tanto, Pinheiro solicitou audiência com o ministro do MCTIC, Gilberto kassab, com quem se reuniu, nesta terça-feira (24), em Brasília. Um dos pontos de pauta foi o apoio para a implantação de banda larga nas escolas da rede estadual. “Estamos trabalhando para que todas as nossas escolas tenham uma cobertura de banda larga de alta velocidade, seja por meio de fibra ótica, satélite ou via rádio, até o final do ano. Já estamos em curso com a instalação de 320 pontos de satélite no interior e já consolidando este processo nas escolas estaduais em Salvador”, afirmou Pinheiro.
O secretário destacou que esta estruturação é fundamental para que os estudantes acessem os conteúdos que estão sendo disponibilizados pela Secretaria por meio de diferentes plataformas digitais. “A tecnologia é uma ferramenta importante para o pedagógico, de modo que os nossos estudantes possam acessar todos os conteúdos digitais educacionais que estamos disponibilizando, por meio de projetos como o e-Nova Educação, que temos em parceria com o Google”, destacou.
Durante o encontro com o ministro, Pinheiro também alinhou a participação do MCTIC no XIX Encontro Internacional Virtual Educa, um dos maiores encontros internacionais de tecnologia aplicada à Educação da América Latina, que será realizado pela primeira vez na Bahia, de 4 a 8 de junho. O evento contará com a participação de renomados pesquisadores brasileiros e estrangeiros e será realizado no Centro de Formação e Eventos da Secretaria da Educação do Estado, que funcionará no antigo ICEIA, no bairro do Barbalho. O espaço passa por ampla reforma e requalificação.

Governo do Estado investe mais de R$ 15 milhões em bolsas para estudantes universitários pelo Programa Mais Futuro

O Mais Futuro, maior programa estadual de assistência estudantil, chega ao segundo ano, com investimento total de R$15.220.900,00. Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, a iniciativa busca garantir a permanência dos estudantes que se encontram em condições de vulnerabilidade socioeconômica nas quatro universidades estaduais (UNEB, UEFS, UESC e UESB). Até o momento, foram atendidos 8.303 estudantes que recebem bolsas de auxílio permanência, de R$ 300 ou R$ 600, ou vagas de estágio, percebendo R$ 550, em órgãos públicos e privados.
O secretário da Educação, Walter Pinheiro, destaca a importância do programa que segue a estratégia política do Estado de proporcionar o aprendizado e preparação do estudante até sua entrada no mundo do trabalho. “Estamos desenvolvendo um eixo pedagógico voltado para um novo perfil de oferta na educação. É proporcionar ao estudante da educação básica optar pelo que mais se identifica, seja na arte, cultura, ciência, empreendedorismo, curso técnico ou universidade. Então, o Mais Futuro vem garantir que o aluno saia do Ensino Médio e tenha a garantia de poder cursar e finalizar o Ensino Superior, principalmente para os de baixa renda, que por muitos motivos acabam abandonando a universidade. Com o programa, o Governo do Estado está garantindo esse direito aos jovens que optam pelo nível superior”, afirma.
http://institucional.educacao.ba.gov.br/node/28758

Secretário Walter Pinheiro empossa novos membros do Conselho Estadual de Educação da Bahia

O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, empossou os novos membros do Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE), nesta segunda-feira (23), durante sessão especial do CEE. A cerimônia foi realizada no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional Empreende Bahia (CEEP), em Salvador. Foram empossadas a presidente Anatércia Ramos Contreiras, e a vice-presidente Mere Suely Oliveira, para o biênio (2018-2020), além dos conselheiros titulares e suplentes, que cumprirão o mandato de quatro anos (2018-2020).
Na ocasião, Pinheiro ressaltou a importância do Conselho e os desafios da gestão. “São membros que chegam com um nível de inserção e preparação sobre Educação Indígena, do Campo, Quilombola, representantes das secretarias municipais, da área da Educação Profissional, Educação Inclusiva e de todos os aspectos que vão norteando a nossa participação em um Conselho a partir do que a gente pode elaborar para esse novo perfil da Educação e, portanto, preparando o Conselho para a gente caminhar de forma acelerada nessa transformação pedagógica e que nós precisamos levar para as escolas. O Conselho pode nos ajudar muito nisso e eu espero que os novos conselheiros estejam completamente imbuídos nessa tarefa”, destacou.
A atual presidente do CEE, Anatércia Ramos Contreiras, assumiu a presidência para o seu segundo mandato e destacou as novas perspectivas à frente do Conselho. “A intenção é que a gente possa dar continuidade ao primeiro mandato, porque a gente estabeleceu um plano de metas identificando quais são as prioridades e necessidades do Conselho, do que precisa melhorar e avançar no plano interno. No plano externo, já temos muitas ações planejadas no que diz respeito à própria interiorização do Conselho. São ações tanto com os Núcleos Territoriais de Educação, por meio da articulação com a própria Secretaria da Educação do Estado, como a articulação com a Undime e com os conselhos municipais”.
http://institucional.educacao.ba.gov.br/node/28748